Dicas e Dúvidas – Word – Como eliminar espaços indesejáveis entre palavras, de uma só vez!

Você já teve problemas com excesso de espaços entre palavras, principalmente ao colar textos da Web ou de e-mails, que ao serem apagados juntam as palavras? Parecido com o exemplo abaixo.
Veja agora como resolver esse problema, de uma só vez, não importando a quantidade ou localização destes espaços.

texto

Esses espaços aparecem, normalmente, quando você justifica parágrafos que possuem linhas criadas por quebra manual, através da combinação das teclas SHIFT+ENTER. Este tipo de quebra faz com que uma nova linha seja criada, mas não um novo parágrafo. Em determinados casos, quando você cola um texto da web ou de um e-mail, o Word interpreta cada ENTER como SHIFT+ENTER. Ao justificar o parágrafo, o Word ajusta o espaçamento horizontal para que o texto fique alinhado à esquerda e à direita. Dependendo da quantidade de palavras na linha (normalmente a última) teremos um número maior ou menor de espaços entre as palavras.

A solução é muito simples. Basta posicionar o cursor no final da linha onde os espaços aparecem, teclar DELETE e, em seguida, ENTER.

Mas imaginemos que você tenha muitas ocorrências destes espaços e em diversas páginas. Perderá um tempo enorme para resolver caso a caso. Veja como resolver de uma só vez, não importando o número de ocorrências e nem a localização.

1- Abra o quadro Localizar Substituir através da tecla F5 e selecione a guia Substituir ou selecione a opção Substituir, no grupo Edição, da guia Arquivo (último grupo, à direita, da guia Arquivo).
2- Clique no botão Mais, para exibir mais opções.
3- Clique dentro da caixa Localizar.
4- Clique no botão Especial e selecione Quebra de linha manual, na lista que aparece.
5- Clique dentro da caixa Substituir.
6- Novamente clique no botão Especial e selecione a opção Marca de parágrafo (é a primeira da lista).
7- Clique no botão Substituir tudo e clique no botão OK, no quadro onde o número de substituições é exibido.

Pronto! Só isso.

Se você tiver outras dúvidas ou se desejar ver um tópico específico, é só escrever!

LocSubst1LocSubst2LocSubst3 LocSubst4

Deixe uma resposta