Curso Word

Todos os profissionais, não importando a área de atuação, necessitam trabalhar com documentos de texto. Sem nenhuma dúvida o Word é a primeira ferramenta em que pensamos para executar este tipo de trabalho.

O curso de Word da Infomeios, objetiva tornar o participante capaz de criar documentos profissionais, de maneira rápida e produtiva, através de exemplos focados na realidade corporativa, utilizando os novos recursos e aprimoramentos da ferramenta. 

Cursos, básicos e avançados, disponíveis para as versões 2007 à 2016/365.

 

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Programa Básico

  • Interface 
  • Personalizando a Barra de Ferramentas de Acesso Rápido
  • Personalizando a Faixa de Opções 
  • Barra de Status 
  • Botões de Modo de Exibição 
  • Digitação no Word 
    • O Recurso Clicar e Digitar
  • Navegação 
    • Com o Mouse 
    • Com o Teclado 
    • Comando Ir para 
  • Seleção de Texto 
    • Com o Teclado 
    • Com o Mouse 
  • Movimento e Cópia de Blocos de Texto
    • Movendo com o Mouse 
    • Copiando com o Mouse 
  • Movimento e Cópia com a Área de Transferência
  • Coletar e colar vários itens 
  • Formatação 
    • Parágrafos 
    • Fontes 
      • A Guia Espaçamento de Caracteres Escala 
      • Maiúsculas e Minúsculas 
    • Hifenização 
    • Configuração de Página 
      • Guia Margens 
      • Guia Papel
      • Guia Layout
    • Configuração de Impressão 
  • Tabulação 
  • Tabelas 
    • Seleção de Linhas em Tabelas 
      • Com o Mouse 
      • Através da Guia Layout
    • Seleção de Colunas em Tabelas 
      • Com o Mouse 
      • Através da Guia Layout
    • Alterar a Largura das Colunas
    • Inserção de Linhas e Colunas 
    • Exclusão de Linhas e Colunas 
    • Mesclar Células 
    • Dividir Células 
    • Alinhamento Vertical e Horizontal
    • Alterar a Direção do Texto 
    • Bordas 
    • Sombreamento 
    • Classificação 
  • Cálculo em Tabelas
  • Borda da Página 
  • Cabeçalho e Rodapé 
    • Diferente na Primeira Página ou Páginas Pares e Ímpares
  • Inserir Números de Página
  • Inserir Data e Hora 
  • Comando Localizar e Substituir
    • Localizando ou Substituindo Formatos
  • Correção Ortográfica e Gramatical
  • AutoCorreção 
  • Marcadores e Numeração

Entre em contato se desejar detalhamento ou customização.

Topo

Programa Avançado – Resumido

  • Recordando Pontos Fundamentais
  • Texto em Colunas 
  • Capitulares 
  • Notas de Rodapé
  • Notas de Fim
  • Clip-Arts 
  • Imagens 
    • Formatação de Imagens 
      • Brilho e Contraste 
      • Recolorir
      • Efeitos 
      • Disposição do Texto 
    • Aplicação de Legendas às Imagens
      • Automáticas 
      • Manual
  • WordArts
  • SmartArts
  • Formas
  • Instantâneo 
  • Criando uma Marca D’Água 
  • Formulários de Preenchimento
  • Mala Direta 
    • Criação da Lista de Destinatários
    • Inserção de Campos 
    • Atualização da Lista de Destinatários
    • Filtragem da Lista de Destinatários
    • Impressão da Mala Direta
    • Mala Direta Eletrônica
    • Envelopes e Etiquetas
  • Criação e Aplicação de Estilos
  • Criação de Modelos
    • Utilização de um Modelo
    • Edição de Modelos
  • Enviar por E-mail
  • Hiperlinks
  • Sumário
  • Proteção de Arquivos
  • Salvar na Web

Entre em contato se desejar detalhamento ou customização.

Topo

Teclas de Atalho

Mover-se pelo documento

SETA PARA A ESQUERDA Um caractere para a esquerda
SETA PARA A DIREITA Um caractere para a direita
CTRL+SETA PARA A ESQUERDA Uma palavra para a esquerda
CTRL+SETA PARA A DIREITA Uma palavra para a direita
CTRL+SETA PARA CIMA Um parágrafo para cima
CTRL+SETA PARA BAIXO Um parágrafo para baixo
SHIFT+TAB Uma célula para a esquerda (em uma tabela)
TAB Uma célula para a direita (em uma tabela)
SETA PARA CIMA Uma linha para cima
SETA PARA BAIXO Uma linha para baixo
END Para o fim de uma linha
HOME Para o início de uma linha
ALT+CTRL+PAGE UP Para o início da janela
ALT+CTRL+PAGE DOWN Para o fim da janela
PAGE UP Uma tela para cima (rolando)
PAGE DOWN Uma tela para baixo (rolando)
CTRL+PAGE DOWN Para o início da página seguinte
CTRL+PAGE UP Para o início da página anterior
CTRL+END Para o fim de um documento
CTRL+HOME Para o início de um documento
SHIFT+F5 Para uma revisão anterior
SHIFT+F5 Depois de abrir um documento, para o local onde estava trabalhando quando o documento foi fechado

Mover-se por uma tabela

TAB Para a próxima célula em uma linha
SHIFT+TAB Para a célula anterior em uma linha
ALT+HOME Para a primeira célula em uma linha
ALT+END Para a última célula em uma linha
ALT+PAGE UP Para a primeira célula em uma coluna
ALT+PAGE DOWN Para a última célula em uma coluna
SETA PARA CIMA Para a linha anterior
SETA PARA BAIXO Para a próxima linha
ALT+SHIFT+SETA PARA CIMA Linha para cima
ALT+SHIFT+SETA PARA BAIXO Linha para baixo
Tecla Descrição
ALT ou F10. Selecionar a guia ativa da Faixa de Opções e ativar as teclas de acesso. Pressione uma dessas teclas novamente para voltar ao documento e cancelar as teclas de acesso.
CTRL+F1 Expandir ou recolher a Faixa de Opções.
SHIFT+F10 Exibir o menu de atalho do item selecionado.
F6 Mover o foco para selecionar cada uma das seguintes áreas da janela:Guia ativa da Faixa de OpçõesQualquer painel de tarefas abertoBarra de status na parte inferior da janelaSeu documento
TAB ou SHIFT+TAB Mover o foco para cada comando na Faixa de Opções, para a frente ou para trás, respectivamente.
SETA PARA BAIXO, SETA PARA CIMA, SETA PARA A ESQUERDA ou SETA PARA A DIREITA Mover para baixo, para cima, para a esquerda ou para a direita, respectivamente, entre os itens na Faixa de Opções.
BARRA DE ESPAÇOS ou ENTER Ativar o comando ou controle selecionado na Faixa de Opções.
BARRA DE ESPAÇOS ou ENTER Abrir o menu ou galeria selecionado na Faixa de Opções.
ENTER Ativar um comando ou controle na Faixa de Opções de forma que você possa modificar um valor.
ENTER Concluir a modificação de um valor em um controle na Faixa de Opções e mover o foco novamente para o documento.
F1 Obter ajuda sobre o comando ou controle selecionado na Faixa de Opções. (Se não houver tópico de Ajuda associado ao comando selecionado, um tópico de Ajuda geral sobre o programa será mostrado.)

Usar as caixas de diálogo Abrir e Salvar como

CTRL+F12 ou CTRL+O Exibir a caixa de diálogo Abrir.
F12 Exibir a caixa de diálogo Salvar como.
ENTER Abrir a pasta ou arquivo selecionado.
BACKSPACE Abrir a pasta um nível acima da pasta selecionada.
DELETE Excluir a pasta ou o arquivo selecionado.
SHIFT+F10 Exibir um menu de atalho para um item selecionado, como uma pasta ou um arquivo.
TAB Avançar pelas opções.
SHIFT+TAB Retroceder pelas opções.
F4 ou ALT+I Abrir a lista Examinar.

Desfazer e refazer ações

ESC Cancelar uma ação.
CTRL+Z Desfazer uma ação.
CTRL+R Refazer ou repetir uma ação.

Referência rápida do Microsoft Word

CTRL+SHIFT+BARRA DE ESPAÇOS Criar um espaço incondicional.
CTRL+SHIFT+HÍFEN Criar um hífen incondicional.
CTRL+SHIFT+N Formatar as letras com negrito.
CTRL+I Formatar as letras com itálico.
CTRL+S Formatar as letras com sublinhado.
CTRL+SHIFT+< Diminuir o tamanho da fonte em um valor.
CTRL+SHIFT+> Aumentar o tamanho da fonte em um valor.
CTRL+[ Diminuir o tamanho da fonte em 1 ponto.
CTRL+] Aumentar o tamanho da fonte em 1 ponto.
CTRL+BARRA DE ESPAÇOS Remover a formatação do parágrafo ou do caractere.
CTRL+C Copiar o texto ou objeto selecionado.
CTRL+X Recortar o texto ou objeto selecionado.
CTRL+V Colar um texto ou objeto.
CTRL+ALT+V Colar especial.
CTRL+SHIFT+V Colar somente formatação.
CTRL+Z Desfazer a última ação.
CTRL+R Refazer a última ação.
CTRL+SHIFT+G Abrir a caixa de diálogo Contar Palavras.

Criar, exibir e salvar documentos

CTRL+O Criar um novo documento.
CTRL+A Abrir um documento.
CTRL+W Fechar um documento.
ALT+CTRL+S Dividir a janela do documento.
ALT + SHIFT + C ou CTRL + ALT + S Remover a divisão da janela do documento.
CTRL+B Salvar um documento.

Localizar, substituir e navegar pelo texto

CTRL+L Abrir o painel de tarefas Navegação (para pesquisar o documento).
ALT+CTRL+Y Repetir a operação de localização (depois de fechada a janelaLocalizar e Substituir).
CTRL+U Substituir texto, uma formatação específica e itens especiais.
CTRL+ALT+G Ir para uma página, um indicador, uma nota de rodapé, uma tabela, um comentário, um elemento gráfico ou para outro local.
ALT+CTRL+Z Alternar entre os últimos quatro lugares editados.
ALT+CTRL+HOME Abrir uma lista de opções de navegação. Pressione as setas de direção para selecionar uma opção e, em seguida, pressione ENTER para navegar em um documento usando a opção selecionada.
CTRL+PAGE UP Mover para o objeto anterior procurado (definido nas opções de pesquisa).
CTRL+PAGE DOWN Mover para o próximo objeto procurado (definido nas opções de pesquisa).

Alternar para outro modo de exibição

ALT+CTRL+P Alternar para o modo de exibição Layout de Impressão.
ALT+CTRL+O Alternar para o modo de exibição de estrutura de tópicos.
ALT+CTRL+N Alternar para o modo de exibição de rascunho.

Modo de exibição de estrutura de tópicos

ALT+SHIFT+SETA PARA A ESQUERDA Elevar o nível de um parágrafo.
ALT+SHIFT+SETA PARA A DIREITA Rebaixar o nível de um parágrafo.
CTRL+SHIFT+N Rebaixar para corpo do texto.
ALT+SHIFT+SETA PARA CIMA Mover os parágrafos selecionados para cima.
ALT+SHIFT+SETA PARA BAIXO Mover os parágrafos selecionados para baixo.
ALT+SHIFT+SINAL DE ADIÇÃO Expandir o texto embaixo de um título.
ALT+SHIFT+SINAL DE SUBTRAÇÃO Recolher o texto embaixo de um título.
ALT+SHIFT+A Expandir ou recolher todos os textos ou títulos.
A tecla de barra (/) no teclado numérico Ocultar ou exibir a formatação dos caracteres.
ALT+SHIFT+L Mostrar a primeira linha do corpo do texto ou o corpo do texto inteiro.
ALT+SHIFT+1 Mostrar todos os títulos com o estilo Título 1.
ALT+SHIFT+n Mostrar todos os títulos até o Título n.
CTRL+TAB Inserir um caractere de tabulação.

Imprimir e visualizar documentos

CTRL+P Imprimir um documento.
ALT+CTRL+I Entrar no modo de visualização de impressão.
Teclas de direção Mover-se pela página de visualização quando ela está ampliada.
PAGE UP ou PAGE DOWN Mover-se pela página de visualização quando ela está reduzida.
CTRL+HOME Ir para a primeira página de visualização quando ela está reduzida.
CTRL+END Ir para a última página de visualização quando ela está reduzida.

Revisar documentos

ALT+CTRL+M Inserir um comentário.
CTRL+SHIFT+E Ativar ou desativar o controle de alterações.
ALT+SHIFT+C Fechar o Painel de Revisão se ele estiver aberto.

Referências, notas de rodapé e notas de fim

ALT+SHIFT+O Marcar uma entrada do sumário.
ALT+SHIFT+I Marcar uma entrada do índice de autoridades (citação).
ALT+SHIFT+X Marcar uma entrada do índice.
ALT+CTRL+F Inserir uma nota de rodapé.
ALT+CTRL+D Inserir uma nota de fim.

Excluir texto e elementos gráficos

BACKSPACE Excluir um caractere à esquerda.
CTRL+BACKSPACE Excluir uma palavra à esquerda.
DELETE Excluir um caractere à direita.
CTRL+DELETE Excluir uma palavra à direita.
CTRL+X Recortar o texto selecionado para a Área de Transferência do Office.
CTRL+Z Desfazer a última ação.
CTRL+F3 Recortar para o AutoTexto Especial.

Copiar e mover texto e elementos gráficos

ALT+H e F,O. Abrir a Área de Transferência do Office.
CTRL+C Copiar o texto ou elemento gráfico selecionado para a Área de Transferência do Office.
CTRL+X Recortar o texto ou elemento gráfico selecionado para a Área de Transferência do Office.
CTRL+V Colar a inclusão ou o item colado mais recente da Área de Transferência do Office.
F2 (e, em seguida, mova o cursor e pressione ENTER) Mover texto ou elementos gráficos uma vez.
SHIFT+F2 (e, em seguida, mova o cursor e pressione ENTER) Copiar texto ou elementos gráficos uma vez.
ALT+F3 Quando um texto ou objeto estiver selecionado, abrir a caixa de diálogo Criar Novo Bloco de Construção.
SHIFT+F10 Quando o bloco de construção — por exemplo, um elemento gráfico SmartArt — estiver selecionado, exibir o menu de atalho associado a ele.
CTRL+F3 Recortar para o AutoTexto Especial.
CTRL+SHIFT+F3 Colar o conteúdo do AutoTexto Especial.
ALT+SHIFT+R Copiar o cabeçalho ou o rodapé usado na seção anterior do documento.

Inserir caracteres especiais

CTRL+F9 Um campo
SHIFT+ENTER Uma quebra de linha
CTRL+ENTER Uma quebra de página
CTRL+SHIFT+ENTER Uma quebra de coluna
ALT+CTRL+SINAL DE MENOS Um travessão
CTRL+SINAL DE MENOS Um traço
CTRL+HÍFEN Um hífen opcional
CTRL+SHIFT+HÍFEN Um hífen incondicional
CTRL+SHIFT+BARRA DE ESPAÇOS Um espaço incondicional
ALT+CTRL+C O símbolo de copyright
ALT+CTRL+R O símbolo de marca registrada
ALT+CTRL+T O símbolo de marca comercial
ALT+CTRL+PONTO Reticências
CTRL+`(aspas simples), `(aspas simples) Aspas simples de abertura
CTRL+’ (aspas simples), ‘ (aspas simples) Aspas simples de fechamento
CTRL+` (aspas simples), SHIFT+’ (aspas simples) Aspas duplas de abertura
CTRL+` (aspas simples), SHIFT+’ (aspas simples) Aspas duplas de fechamento
ENTER (depois de digitar os primeiros caracteres do nome da entrada de AutoTexto e quando aparecer a dica de tela) Uma entrada de AutoTexto

Selecionar texto e elementos gráficos em uma tabela

TAB Selecionar o conteúdo da próxima célula.
SHIFT+TAB Selecionar o conteúdo da célula anterior.
Mantenha pressionada a tecla SHIFT e pressione repetidas vezes uma tecla de direção Estender a seleção para as células adjacentes.
Use as teclas de direção para mover a parte superior da coluna ou a célula inferior e faça o seguinte:Pressione SHIFT+ALT+PAGE DOWN para selecionar a coluna da parte superior para a inferior.Pressione SHIFT+ALT+PAGE UP para selecionar a coluna da parte inferior para a superior. Selecionar uma coluna.
CTRL+SHIFT+F8 e, em seguida, utilize as teclas de direção; pressione ESC para cancelar o modo de seleção Estender uma seleção (ou um bloco).
ALT+5 no teclado numérico (com NUM LOCK desativado) Selecionar uma tabela inteira.